sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Dicas para um jantar a Luz de Velas


Cardapio de um Jantar a Luz de Velas
Se a decoração dá vida ao jantar, o cardápio é a alma de tudo, porque envolve a estimulação de diversos sentindos: a visão, o paladar, o tato, o cheiro… Vai envolver a escolha dos pratos, da bebida, da sobremesa. Nesta etapa é importante pensar no que o casal gosta de comer: massas, carnes, algo mais sofisticado, comida japonesa, entre outros.
Em seguida, pensar se é você quem vai cozinhar, o que sabe fazer, se pretende inovar no preparo. Há pessoas que adoram cozinhar e, mesmo para as que não sabem ou não tem muito tempo, há inúmeras receitas que são rápidas e podem compor o prato principal de forma totalmente fantástica.
E se você não gosta mesmo de jeito nenhum da idéia de cozinhar não é isso que vai acabar com seu jantar a luz de velas. Pode-se encomendar o cardápio em algum lugar. Comida japonesa, por exemplo, é uma idéia bacana para quem não gosta de cozinhar e que goste desse gênero de comida. Ainda, há a opção de comprar massas pré-prontas que são facéis de fazer e não exigem nenhuma aptidão culinária.
Agora, se você é do tipo que gosta de estar envolvida em todo o processo, inclusive o de cozinhar, pode abusar da criatividade. É importante levar em conta, especialmente, o tempo que você tem para preparar tudo. Porque isso já pode lhe ajudar a decidir o cardápio. Se tem um tempo mais curto, deverá optar por feitios de pratos mais rápidos e facéis. Se tem um tempo maior, pode partir para pratos mais trabalhados e demorados. O importante é não fazer aquele tipo de comida que você nunca viu ou fez na vida como por exemplo, um prato do centro do Vietnã, ou uma sopa das ilhas gregas que você nunca viu na vida. Afinal de contas, se der errado, pode acabar com todo o jantar. Inove mas dentro do seu conhecimento culinário.
Se você achar divertido, pode montar uma mesa de frios e ir bebericando e conversando com seu par enquanto cozinha. Também é super divertido.
Após escolher o cardápio (Prato Principal, Sobremesa) é o momento da escolha da bebida. A bebida deve combinar com o cardápio. Atualmente, não utiliza-se muito ter entradas, prato principal entre outros. Geralmente há um prato principal com um acompanhamento que pode ser um arroz, uma massa, uma batata souté e, no fim, a sobremesa. Depende do que o casal está acostumado, do que gosta, do tempo pra preparar tudo. O importante no cardápio é combinar todos os pratos, a bebida e fazer tudo com muito carinho. Há quem diga que se existe um bom cardápio, a pessoa vai gostar e sempre terá na memória que tudo foi perfeito, mesmo que algum detalhezinho dê errado. Portanto, cuide bem do seu cardápio para o jantar a luz de velas!

Um comentário: